Convocatória 1º COIREM

O Muitiró de Resistência dos Povos Indígenas e Tradicionais Maraká’nà convoca

A todas as comunidades de base, de resistência, teko haw, tekoa, aldeias, quilombos, territórios em situação de conflito;

Impactadxs\atingidxs por empreendimentos capitalistas;

Organizações e movimentos da luta indígena e popular, quilombola, caiçara, camponesa, de comunidades urbanas de resistência, favelas;

De defesa da natureza e dos direitos dos povos e grupos sociais históricamente minorizados;

Instituições e espaços de ensino e pesquisa reconhecidos na luta popular;

Organizações e Grupos de arte e cultura de resistência, de constestação; de Comunicação Independente e Coletiva;

De defesa da cosmologia, da espiritualidade, da ética e da cultura ancestral dos povos tradicionais;

De todo o Brasil, de Abya Ayla, África, da resistência internacional dos povos contra a dominação moderno-colonial;

Convidamos a todas a construir o 1º Congresso Intercultural de Resistência dos Povos Indígenas e Tradicionais do Maraká’nà!

Este encontro é um sonho coletivo que vem sendo acalentado na Tekoa (Teko Haw) Maraká’nà nos últimos três anos. Sua construção parte de uma inquietação: a constituição de um espaço de educação popular, de resistência intercultural, de bem público-comum, não poderia ser obra de um grupo, organização, partido ou governo em particular, mas deve ser incorporado e construído, como protagonistas, pela pluralidade dxs sujeitxs das lutas dos povos indígenas e tradicionais!

Nestes três anos de diálogos com diversos coletivos, comunidades, pesquisadores, pajés, mestres e doutores, lideranças e representações de resistências históricas de diversas partes do mundo, vimos construindo as seguintes bases de formação deste encontro – 1º. Coirem.

Como podemos ver nas diferentes seções deste sítio: Objetivos, Programação, Muitiró de Organização e Inscrições.

Local de Realização: Região Metropolitana do Rio de Janeiro; espaço-sede e estadia na Universidade Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – Seropédica/RJ;

Período de Realização: 4 a 9 de junho;

Abrangência: De 300 a 600 participantes;

O Congresso é aberto a participação de todas as pessoas das comunidades relacionadas a sua temática e objetivos; São aceitas inscrições para participação e/ou apresentação de relatos orais e/ou escritos, sobre as situações de lutas, apresentações artísticas, de culto espiritual, de cura, entre outras propostas de atividades que os participantes possam sugerir e construirmos coletivamente.

Será priorizada a participação de pessoas e comunidades de resistência; Estes grupos terão acesso gratuito a transporte, estadia e alimentação; Para os demais, serão priorizados grupos, organizações e movimentos sociais que participam das lutas de povos tradicionais; Também serão aceitas inscrições individuais; Será solicitada a contribuição voluntária para o custeio do evento; As inscrições serão homologadas conforme os critérios de priorização da participação no COIREM.

Ayaya! Que venha o COIREM!

10257072_1477415472494054_3273812667665052600_n