O que apoiar?

Construindo o Encontro Interétnico das Resistências Tradicionais

As resistências querem se encontrar, e trocar seus saberes ancestrais, seus cantos, invocar antepassadxs, suas memórias, e pensar juntxs neste contexto, louvar a luta pela terra, nossa missão histórica de luta contra as opressões, revalorizar nossas trajetórias e se pensar juntxs, coletivamente, reconhecer-nos, contra a farsa dos processos de criminalização que sofremos, e ainda sofrem muitas lideranças.

Queremos avaliar coletivamente, de forma aberta, todo o processo, as trajetórias de lutas de nossos povos pela educação diferenciada, de construção autônoma, independente, dos sentidos e formas dos processos educativos e da própria função da educação na sociedade, seja como forma de distinção, de diferenciação, de especialização, de competição, como antivalores, como redução racista (supremacista), seja como revalorização e dinamização cultural com respeito à diversidade dos saberes e culturas.

Vimos construindo este encontro, o COIREM, desde 2013. Por diversas dificuldades, este vem sendo adiado. Interesses neocolonialistas capitalistas poderosos têm feito de tudo para evitar que os conflitos sociais e seus sujeitos sejam reconhecidos internacionalmente. Mas desta vez vai acontecer, no período de 4 a 9 de junho, na Universidade Federal Rural do RJ-UFRRJ, com o protagonismo das comunidades de base de resistência indígena e de povos tradicionais em autogestão com coletivos, midiativistas, estudantes, pesquisadores, movimentos sociais de apoio às resistências, (rumo a)o 1º Congresso Intercultural de Resistência dos Povos Tradicionais do Maraká’nà! AYAYA!

Rumo ao COIREM!

A expectativa é grande, mas ainda sofremos muitas dificuldades para a realização. A principal delas, e a que pedimos atenção e apoio de todxs, é quanto a garantia da participação de comunidades de base Guarani Kaiowá, Terena, Tupinambá, Tenetehara, Xacriabá, Pankararu, Munduruku, Guarani, Xavante entre outras etnias indígenas e comunidades camponesas de pescadores e quilombolas, por falta de recursos. Algumas delegações já estão confirmadas. Mas outras sofrem com dificuldades das regionais, de apoio ao COIREM, em garantir o empenho.

Parte dos recursos já empenhados pelos diversos participantes da organização do COIREM ainda não puderam ser garantidos, devido a situações imprevistas. Precisamos buscar outras formas de financiamento, para garantir a presença das comunidades de resistência interessadas em participar, prioritariamente, e, para tanto, contamos com o apoio de todxs, da forma que puderem. A estrutura de alojamento, alimentação, locais de realização do congresso, tudo isto já está garantido.

Ver Também:

Como Apoiar

Por que apoiar?

Recent Posts

  1. Aldeia Maracanã denuncia PM, Estado e Odebrecht por Racismo Comments Off on Aldeia Maracanã denuncia PM, Estado e Odebrecht por Racismo
  2. Da Paz do Círculo Sagrado da Aldeia ao Terrorismo de Estado… Comments Off on Da Paz do Círculo Sagrado da Aldeia ao Terrorismo de Estado…
  3. Muitiró Coirem Comments Off on Muitiró Coirem
  4. Ditadura Pósmodernocolonial e Holocausto Indígena e Popular! Comments Off on Ditadura Pósmodernocolonial e Holocausto Indígena e Popular!
  5. Dia Internacional de Combate ao Etnocídio Indígena Comments Off on Dia Internacional de Combate ao Etnocídio Indígena
  6. FIFA e Estado brasileiro promovem Etnocídio, Aldeia Resiste! Comments Off on FIFA e Estado brasileiro promovem Etnocídio, Aldeia Resiste!
  7. Viva Zapata Comments Off on Viva Zapata
  8. Pré-COIREM: Questão Indígena e Poder Judiciário em Cheque! Comments Off on Pré-COIREM: Questão Indígena e Poder Judiciário em Cheque!
  9. Viva a luta Kaingang Comments Off on Viva a luta Kaingang