Convocatória 1º COIREM

O Muitiró de Resistência dos Povos Indígenas e Tradicionais Maraká’nà convoca

A todas as comunidades de base, de resistência, teko haw, tekoa, aldeias, quilombos, territórios em situação de conflito;

Impactadxs\atingidxs por empreendimentos capitalistas;

Organizações e movimentos da luta indígena e popular, quilombola, caiçara, camponesa, de comunidades urbanas de resistência, favelas;

De defesa da natureza e dos direitos dos povos e grupos sociais históricamente minorizados;

Instituições e espaços de ensino e pesquisa reconhecidos na luta popular;

Organizações e Grupos de arte e cultura de resistência, de constestação; de Comunicação Independente e Coletiva;

De defesa da cosmologia, da espiritualidade, da ética e da cultura ancestral dos povos tradicionais;

De todo o Brasil, de Abya Ayla, África, da resistência internacional dos povos contra a dominação moderno-colonial;

Convidamos a todas a construir o 1º Congresso Intercultural de Resistência dos Povos Indígenas e Tradicionais do Maraká’nà!

Este encontro é um sonho coletivo que vem sendo acalentado na Tekoa (Teko Haw) Maraká’nà nos últimos três anos. Sua construção parte de uma inquietação: a constituição de um espaço de educação popular, de resistência intercultural, de bem público-comum, não poderia ser obra de um grupo, organização, partido ou governo em particular, mas deve ser incorporado e construído, como protagonistas, pela pluralidade dxs sujeitxs das lutas dos povos indígenas e tradicionais!

Nestes três anos de diálogos com diversos coletivos, comunidades, pesquisadores, pajés, mestres e doutores, lideranças e representações de resistências históricas de diversas partes do mundo, vimos construindo as seguintes bases de formação deste encontro – 1º. Coirem.

Como podemos ver nas diferentes seções deste sítio: Objetivos, Programação, Muitiró de Organização e Inscrições.

Local de Realização: Região Metropolitana do Rio de Janeiro; espaço-sede e estadia na Universidade Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – Seropédica/RJ;

Período de Realização: 4 a 9 de junho;

Abrangência: De 300 a 600 participantes;

O Congresso é aberto a participação de todas as pessoas das comunidades relacionadas a sua temática e objetivos; São aceitas inscrições para participação e/ou apresentação de relatos orais e/ou escritos, sobre as situações de lutas, apresentações artísticas, de culto espiritual, de cura, entre outras propostas de atividades que os participantes possam sugerir e construirmos coletivamente.

Será priorizada a participação de pessoas e comunidades de resistência; Estes grupos terão acesso gratuito a transporte, estadia e alimentação; Para os demais, serão priorizados grupos, organizações e movimentos sociais que participam das lutas de povos tradicionais; Também serão aceitas inscrições individuais; Será solicitada a contribuição voluntária para o custeio do evento; As inscrições serão homologadas conforme os critérios de priorização da participação no COIREM.

Ayaya! Que venha o COIREM!

Recent Posts

  1. Aldeia Maracanã denuncia PM, Estado e Odebrecht por Racismo Comments Off on Aldeia Maracanã denuncia PM, Estado e Odebrecht por Racismo
  2. Da Paz do Círculo Sagrado da Aldeia ao Terrorismo de Estado… Comments Off on Da Paz do Círculo Sagrado da Aldeia ao Terrorismo de Estado…
  3. Muitiró Coirem Comments Off on Muitiró Coirem
  4. Ditadura Pósmodernocolonial e Holocausto Indígena e Popular! Comments Off on Ditadura Pósmodernocolonial e Holocausto Indígena e Popular!
  5. Dia Internacional de Combate ao Etnocídio Indígena Comments Off on Dia Internacional de Combate ao Etnocídio Indígena
  6. FIFA e Estado brasileiro promovem Etnocídio, Aldeia Resiste! Comments Off on FIFA e Estado brasileiro promovem Etnocídio, Aldeia Resiste!
  7. Viva Zapata Comments Off on Viva Zapata
  8. Pré-COIREM: Questão Indígena e Poder Judiciário em Cheque! Comments Off on Pré-COIREM: Questão Indígena e Poder Judiciário em Cheque!
  9. Viva a luta Kaingang Comments Off on Viva a luta Kaingang